Um dos grandes desafios das empresas familiares é ter êxito na gestão dos negócios, que o esforço e força de seus fundadores não se percam com o passar das décadas. Um exemplo desta conquista, é a história de Andrea Evangelista, filha de Antônio Evangelista, fundador da Projetelas.
A grandeza de um fundador não está só em criar uma empresa, mas também em entregar a ‘batuta’ à próxima geração. E foi assim que Andréa Evangelista iniciou no mundo do mercado audiovisual, incorporando-se à empresa fundada por seu pai, a quem ela define como uma pessoa “inovadora e criativa que sempre acreditou neste mercado áudio visual”.
Com 24 anos de experiência, nascida em São Paulo, formada em administração de empresas, ela ganhou o reconhecimento de seus colegas e clientes, não só no mercado brasileiro, mas também na América Latina.
E se tem uma coisa que define Andréa é trabalhar em todos os setores de sua empresa, lugar no qual, de acordo com ela, não há rotina, e onde se faz acompanhamento de perto, desde o atendimento ao cliente, fornecedores, equipe de vendas, marketing, produção e etc.
Sendo uma empresa de ambiente familiar, suas bases profissionais não poderiam ser outras; Andréa trabalha juntamente com seu irmão Fábio e sua mãe Maria Lúcia Evangelista.
“Participo ativamente nas tomadas de decisões, e em todas etapas de produção de nossa empresa; trabalho no departamento de criação de produtos e desenho de maquinário industrial, para a manufatura de novos equipamentos”.
E como tudo começa em casa, pessoalmente não poderia ser de outra forma, Andréa é uma mulher de família, “sou casada e tenho duas filhas maravilhosas”, além do que, confessa ser uma grande admiradora da MPB, gosta de filmes e é praticante de Pilates.
Uma empresa e um mercado de portas abertas
A Projetelas foi fundada no ano de 1986, para cobrir o mercado da comunicação audiovisual, sob os valores de qualidade, pontualidade e respeito ao cliente. Enquanto crescia, foi exteriorizando sua filosofia e compartilhando seu sucesso com outras instituições.
Pouco tempo atrás, a Projetelas realizou uma parceria com a Rede Record de Televisão no Programa do Rodrigo Faro em rede nacional, onde ajudou a patrocinar um cinema popular dentro da Favela do Heliópolis, para pessoas carentes. Segundo Andréa “foi muito gratificante tanto profissionalmente quanto pelo aspecto humano”.
Por outro lado, nossa Profissional do Mês explica que existe bastante competência no mercado, empresas unidas e com o propósito constante de satisfazer o cliente com um produto de ponta, com preço justo e atendimento adequado.
“O relacionamento com nossos colaboradores é extremamente amigável e focado na competitividade no mercado Audiovisual, onde todos ‘vestem a camisa’ com o único propósito de vender cada vez mais o melhor produto do segmento”, disse a empresária da Projetelas.
Sua visão do mercado local e exterior
Aproveitando a experiência de Andréa Evangelista, perguntamos qual é o seu ponto de vista sobre o mercado AV na região.
Com relação ao Brasil, houve nos últimos anos uma combinação de iniciativas governamentais e o aumento do interesse das distribuidoras de canais de televisão pela produção nacional, injetaram mais dinheiro na área e aumentou a quantidade de produções audiovisuais no país. Tudo isso criou boas oportunidades de negócios.
De acordo com Andréa, o mercado audiovisual no Brasil vem crescendo cada vez mais, impulsionado entre outras razões por ser o país anfitrião de grandes eventos internacionais nesta última década.
Diante disso, “Vejo com bons olhos o crescimento da demanda nacional por produtos brasileiros sofisticados do segmento Audiovisual, aproveitando o momento de valorização do dólar perante o real no cenário econômico, o que inviabiliza, pelo menos temporariamente, a desigual e predatória concorrência chinesa”.
A América Latina como um todo, está em uma fase comercial mais madura, onde os preços da China já não se impõem tanto em determinados segmentos, onde se buscam garantia e durabilidade.
“Ouso dizer que a Projetelas se firmou como líder nacional de vendas de Telas de Projeção, justamente por oferecer um produto com preço justo, abrangência de vendas em todo território nacional, garantia adequada e excelente qualidade e durabilidade”.
A evolução da indústria Audiovisual no Brasil se encontra em plena sintonia com as novidades tecnológicas do mercado mundial, notadamente à chegada de Tablets e SmartPhones.
A venda de dispositivos no Brasil aumentou na última década. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) no ano passado houve um crescimento de vendas de SmartPhones de 27% e nos anos de 2012 e 2013, a venda de Tablets, cresceu um 186% e 157% respectivamente.
“Nosso objetivo é estar plenamente alinhado com as facilidades trazidas pela nova geração de SmartPhones, onde a Automação com nossos produtos se completa com a facilidade do teclado sensível ao toque”, explicou Andréa.
O que vem à frente
Para Andréa Evangelista, o crescimento não se detém, “o objetivo para nossos colaboradores é o constante aprimoramento das relações bem como municiá-los com as novas ferramentas de comunicação que eclodem todos os dias nas novas tecnologias computacionais”.
Da mesma maneira, “O objetivo para nossos clientes é trazer a satisfação para o consumidor de um produto da Projetelas, a fim de que ele se torne um instrumento de marketing natural ao indicar um amigo para comprar conosco”, concluiu ela.